sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Belford Roxo pode ficar sem água - Uma manutenção na Estação de Tratamento do Guandu poderá prejudicar o abastecimento de água no município


Na noite de quarta-feira (12), houve quatro cortes de energia e, por conta disso, ocorreu uma paralisação nas elevatórias que levam água para a Baixada Fluminense. Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, o problema afetou a distribuição de água nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo e Nilópolis (sendo o mais prejudicado). 
A distribuição foi restabelecida, na manhã de ontem, mas o sistema só será normalizado completamente dentro de 48 horas. A Cedae pede à população que economize água nesse período. A Estação do Guandu abastece toda a cidade do Rio de Janeiro e 85% da Baixada Fluminense. Responsável pelo fornecimento de energia do sistema, a Light informou que a causa da interrupção do serviço ocorreu devido à "um defeito nas instalações internas de uma subestação de cliente da companhia". Essa Não é a primeira vez que a queda de energia prejudica o abastecimento de água na Baixada. Na sexta-feira (7), às 20 horas houve uma interrupção de energia em diversos municípios da Baixada Fluminense que também atingiu Estação de Tratamento do Guandu. Segundo a Cedae essas cortes de energia prejudicam o bombeamento de água na estação.
A Estação do Guandu é a maior estação em volume de água tratada do mundo, mesmo que grande parte da população da cidade e da Baixada ainda não é abastecida regularmente pela Cedae e sofre com a falta d’água. Muitos sequer contam com rede de abastecimento e são obrigados a recorrer a fontes não confiáveis para terem água. 
Belford Roxo pode ficar sem água - Uma manutenção na Estação de Tratamento do Guandu poderá prejudicar o abastecimento de água no município de Belford Roxo. Segundo a Cedae, a manutenção é preventiva. Essa manutenção tem como objetivo preparar o sistema para o aumento do consumo de água que há durante o verão. A empresa fará também uma vistoria nos pontos estratégicos do sistema, evitando interromper a distribuição de água mais de uma vez no ano.
De acordo com a Cedae a manutenção vai durar apenas 24 horas. O abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento das bombas de água, apenas em áreas mais isoladas, o abastecimento poderá levar até 48h após a conclusão para ser totalmente restabelecido.


Fonte: noticias de belford roxo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário