quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Governador Sérgio Cabral decreta luto de três dias por morte de Oscar Niemeyer


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou luto de três dias no Estado pela morte do arquiteto Oscar Niemeyer. O arquiteto morreu às 21h55 desta quarta-feira (5). Em nota, Cabral diz que Niemeyer foi o maior arquiteto do Brasil.

— Um gênio da arquitetura mundial. Doce no trato, firme nas suas convicções e amado pelo povo brasileiro.

O arquiteto morreu aos 104 anos no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio. Ele estava internado na unidade desde o dia 2 de novembro. Na terça-feira (4), o arquiteto apresentou piora nos exames laboratoriais. O último boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira informou que o estado de saúde do arquiteto passava a ser considerado grave.

Em maio, Niemeyer esteve internado no mesmo hospital por mais de 15 dias com um quadro de desidratação e pneumonia. Em abril do ano passado, ele já havia passado 12 dias internado no Hospital Samaritano com infecção urinária. Dois anos antes, também no Samaritano, ele passou por duas cirurgias: uma para retirada de pedra da vesícula e outra para retirar tumor do intestino.

Símbolo da vanguarda e da crítica ao conservadorismo de ideias e projetos, o carioca Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho é apontado como um dos mais influentes na arquitetura moderna mundial. Os traços livres e rápidos criaram um novo movimento na arquitetura.

Entre as mais importantes obras do arquiteto, destacam-se o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; o Edifício Copan, em São Paulo; a construção de Brasília; a Universidade de Constantine e a Mesquita de Argel, na Argélia; a Feira Internacional e Permanente do Líbano; o Centro Cultural de Le Havre-Le Volcan, na França; o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps) e a Passarela do Samba, no Rio de Janeiro; o Memorial da América Latina e o Parque Ibirapuera, em São Paulo; e o Caminho Niemeyer, em Niterói, Rio de Janeiro; além do Porto da Música, na Argentina.


Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário