sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Presidenta Dilma Rousseff é eleita a 18ª pessoa mais poderosa do mundo em 2012

Novo ranking FORBES traz Barack Obama em primeiro lugar e Angela Merkel em segundo


         O que a presidenta Dilma Rousseff, o papa Bento 16 e Carlos Slim têm em comum? Todos fazem parte do ranking da FORBES das pessoas mais poderosas do mundo de 2012.  
Para fazer a lista, foram consideradas centenas de pessoas de diferentes cargos ao redor do mundo. O poder foi medido em quatro dimensões. Primeiro, o número de pessoas influenciadas. Papa Bento 16, quinto lugar da lista, é o líder espiritual de mais de 1 bilhão de católicos, ou um sexto da população mundial. Michael Duke (17º), CEO do Wal-Mart, emprega dois milhões de pessoas.  
Ranking: as 20 pessoas mais poderosas do mundo
Outro critério foram os recursos financeiros controlados por cada um. Para chefes de Estado, foi considerado o PIB; para CEOs, as ações e receitas de suas empresas. Uma rede de contatos de alto padrão, como a do homem mais rico do mundo, Carlos Slim (11º), também foi considerada. Em algumas circunstâncias, considerou-se outros recursos, como o rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz al Saud (7º) e seus 20% de reservas de petróleo do mundo.  
Depois, foi determinado o poder do candidato em múltiplas esferas. Um exemplo é o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg (16º), que tem poder como político, bilionário, magnata da mídia e filantropo. Por último, foi visto se eles usam o poder que dispõe. O presidente russo Vladimir Putin (3º) ganhou pontos porque sempre demonstra sua força.  
Para calcular o ranking final, todas as dimensões foram unidas para chegar a uma nota. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conseguiu o primeiro lugar pela segunda vez. O democrata reeleito enfrenta grandes desafios, como crise no orçamento, altas taxas de desemprego e conflitos indefinidos no Oriente Médio. Mas continua o chefe do maior Exército do mundo.  
A segunda pessoa mais poderosa do mundo é também a mulher mais poderosa: Angela Merkel, a premier alemã, sai do quarto lugar graças à liderança na União Europeia e por carregar o peso do euro sobre os ombros. Agora, tem de pensar em uma solução para a crise do continente.  
A presidenta Dilma Rousseff garantiu o 18º lugar e é uma das maiores ganhadoras da lista. No meio do seu primeiro mandato, seu foco no empreendedorismo tem provocado o crescimento de várias startups no Brasil.
Algumas pessoas que estavam na lista no ano passado saíram em 2012: o presidente chinês Hu Jintao está deixando o cargo e já perdeu algumas de suas atribuições. Pelo mesmo motivo, Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, e Hillary Clinton, secretária de Estado, que não participarão do próximo governo Obama, também saíram.  
Siga a FORBES Brasil no Twitter (@forbesbr) e no Facebook (ForbesBrasil).
Assine a revista impressa, em www.assineforbes.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário