terça-feira, 23 de abril de 2013

Baixada vai ter nova Delegacia de Homicídios em Belford Roxo


BELFORD ROXO - A ausência de uma Divisão de Homicídios (DH) nos moldes da existente na capital, bem como a falta de pessoal e de estrutura, reflete-se nas taxas de criminalidade de São Gonçalo e da Baixada Fluminense. As três Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) com mais homicídios no estado em 2012 ficam nessas regiões: Mesquita, com 433; Duque de Caxias, com 354; e a própria São Gonçalo, com 294. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Para driblar o problema, a Polícia Civil promete tirar do papel duas novas Divisões de Homicídio, uma para a Baixada e outra para atender Niterói e São Gonçalo. Segundo o Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal, vinculado à Secretaria de Obras, serão construídos três prédios — a DH da capital também terá nova sede. O custo total será de R$ 36 milhões.

— A perspectiva é termos todas as novas divisões operacionais, com espaço físico e efetivo, já em janeiro de 2014 — disse o delegado Sérgio Caldas, subchefe administrativo da Polícia Civil.

Além das estruturas restritas, as delegacias na Baixada e em Niterói e São Gonçalo nem sempre funcionam nos fins de semana — embora sábado seja o dia em que mais ocorrem homicídios no estado (17,1% dos casos, segundo o ISP). Ontem, a de Niterói e São Gonçalo, no Centro de Niterói, estava de portas fechadas. Em Belford Roxo, onde fica a delegacia especializada da Baixada, o EXTRA foi recebido com a notícia de que o funcionamento estava "a pleno vapor".

— Temos uma rotina a seguir independentemente do dia da semana. Hoje (domingo), somos seis. Eu na delegacia e cinco inspetores em ronda — garantiu Monteiro, investigador da Delegacia de Homicídios da Baixada.

A nova sede da capital será no Recreio, ao lado do 31 BPM. A de Niterói e São Gonçalo ocupará o terreno que pertencia ao 4 Grupo de Companhias de Administração Militar, no Barreto. E a da Baixada continuará ao lado da 54 DP (Belford Roxo).

— Existe um projeto, em análise, de criar pólos de investigação de homicídio em Campos, em Volta Redonda e na Região dos Lagos. O modelo deu certo na capital, e será expandido — disse ainda Sérgio Caldas, subchefe administrativo da Polícia Civil.

Via Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário