quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dennis Dauttmam quer construir um aeromóvel ligando o Centro de Belford Roxo ao bairro Lote XV

          Uma simulação do aeromóvel: o custo não foi definido        Foto montagem: Notícias de Belford Roxo

Belford Roxo: quer sair na frente e inovar na área de mobilidade urbana no estado do Rio. Em contato com o engenheiro Fernando Mac Dowell, a quem chama de “o Niemeyer dos transportes”, numa referência ao reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer, o prefeito Dennis Dauttman planeja construir um aeromóvel. Trata-se de um sistema semelhante ao do metrô: um trem passará sobre uma plataforma, suspensa a quatro metros, ligando o Centro da cidade ao bairro Lote Quinze, num percurso total de 13 quilômetros. Para que o projeto se torne uma realidade, será necessária a duplicação da Avenida Joaquim da Costa Lima.


No projeto, o aeromóvel será erguido no canteiro central da via, fazendo as ligações com as linhas de trem já existentes. Ele atingirá uma velocidade de 70km/h - detalha o engenheiro, que teve a primeira reunião com o prefeito em janeiro.

Para Mac Dowell, o aeromóvel é um projeto viável:- Não é um sistema de transportes muito caro para implantação e tem um custo de manutenção baixo.

Dennis Dauttmam também está confiante, e busca parcerias para viabilizar a implantação do sistema, “a menina dos olhos” de seu primeiro governo:- O projeto é viável. Mas, em primeiro lugar, temos que construir uma via alternativa para desafogar o trânsito no Centro. Já entramos em contato com o governo do estado para a construção, já que não temos condições de fazê-lo - disse o prefeito, em entrevista com jornalistas para um balanço sobre os primeiros cem dias de governo.


Foto montagem: Notícias de Belford Roxo
Via Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário