sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Parlamentar Juvenil de Belford Roxo, Luan Peixoto, participa de curso de capacitação sobre atuação na Alerj


BELFORD ROXO - Na última terça-feira (01 de Outubro), ocorreu o primeiro curso de capacitação do projeto Parlamento Juvenil, no Colégio Estadual José Leite Lopes, o Nave, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. 
O encontro serviu para colocar as ideias e propostas nos moldes de um projeto de lei, além de conhecer as normas básicas do regimento interno da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

A 7ª edição do projeto elegeu 85 parlamentares juvenis, com idades entre 13 e 18 anos, de escolas públicas da capital e de municípios da Baixada Fluminense. Desses, apenas 15 estudantes foram selecionados para assistirem às aulas ministradas pelo coordenador da iniciativa, Eduardo Nunes, e pelo professor da Escola Legislativa do Rio (Elerj), Carlos Frederico dos Santos.

- O objetivo é apresentar toda a logística do projeto, seu funcionamento e normas. Alertamos, sobretudo, que o lema é saber conviver e respeitar as diferenças e os ideais de cada um - destacou Nunes.

O coordenador aproveitou para lembrar que o grupo é formado por alunos de todas as regiões do Estado, o que torna o processo ainda mais plural e que valoriza a diversidade. 

- Isto quer dizer culturas e interesses distintos - afirmou.

Os outros 70 candidatos, que não foram selecionados para as primeiras aulas, terão a chance de participar de outros cursos de capacitação, que serão ministrados nas seguintes cidades: Niterói, nesta quinta-feira (03/10), Campos dos Goytacazes (09/10), Volta Redonda (11/10), Vassouras (14/10), Nova Friburgo (16/10) e Itaperuna (18/10).

Para o estudante Luan Peixoto, aluno do Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o mais empolgante do projeto é descobrir o que pensam os outros participantes.

- Estou ansioso com tudo e curioso por saber o que as outras cidades precisam, quais os anseios dos jovens, não só na Baixada Fluminense, mas na Capital, nas regiões Serrana, Norte e Noroeste - revelou o aluno. 

Outro jovem que se mostrou bastante estimulado com a oportunidade foi o estudante Vitor Furtado, do Ciep Rubem Braga, em Senador Camará, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

- Tentarei aprender ao máximo. Sei que é uma experiência ímpar - declarou.

Todos os parlamentares escolhidos terão que defender, no mês de novembro, seus projetos de lei no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio. Na ocasião, os três projetos mais votados serão submetidos ao Poder Executivo do Estado, podendo ou não virar lei.

Capacitação do Parlamento Juvenil

Os parlamentares juvenis eleitos em Niterói, São Gonçalo e regiões da Baixada Litorânea e Serrana se reúnem nesta quinta-feira (03/10), no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Niterói, Região Metropolitana do Estado, para um curso de capacitação do Parlamento Juvenil da Alerj (PJ-Alerj).

Os alunos receberão noções de comportamento em plenário e processo legislativo, além de conhecerem como funcionam as Comissões Permanentes da Alerj. 

- Esperamos o mesmo êxito que obtivemos no curso ministrado para os eleitos na capital e na Baixada fluminense. Na ocasião, o interesse em saber como funciona o Parlamento e quais são as atribuições de um Deputado foi unânime - explicou o coordenador do projeto


Via Alerj





Nenhum comentário:

Postar um comentário