sábado, 1 de março de 2014

Inocentes de Belford Roxo lembra cantora lírica negra Joaquina Lapinha


BELFORD ROXO - A Inocentes de Belford Roxo, a sétima escola a passar pela Sapucaí na primeira noite da Série A do carnaval do Rio, trouxe para a avenida a história de Joaquina Lapinha, a “Mulata da Lapa”, primeira cantora lírica negra a fazer sucesso fora do Brasil.

A brasileira viveu no Rio no século 18 e sua vida foi retratada na madrugada desse sábado (1º) por 2.200 componentes, divididos em 19 alas.

A comissão de frente da “Inocentes” surpreendeu ao formar durante a coreografia os “cinco grandes”, denominação dada aos animais tradicionalmente considerados como os mais difíceis de caçar na savana africana: o leão, o leopardo, o búfalo africano, o elefante e o rinoceronte.

Mulheres em destaque
A ancestralidade africana da cantora foi lembrada em várias alegorias, como o carro abre-alas, que trouxe a representação de animais africanos.

A música foi tema de várias fantasias da escola, que foi a última colocada do Grupo Especial do Rio no ano passado.

A bateria da “Inocentes” veio vestida de mulher em alusão a uma atitude de Dom João VI, que foi príncipe regente do Brasil, que autorizou a participação feminina nos espetáculos realizados no país, então colônia de Portugal.

A atriz Isabel Fillardis veio no último carro da escola como destaque, representando Joaquina Lapinha.

A rainha de bateria Letícia Guimarães, era só empolgação e com uma fantasia muito rica, disse como faz para manter o corpo malhado e como foi ser escolhida para estar a frente da bateria. "É preciso muita determinação para malhar todos os dia e manter a alimentação, mas faço isso com prazer, pois a escola me abraçou de uma maneira tão carinhosa, que faço tudo pela escola. Estou muito feliz e me sinto realizada", contou.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, David Sábia e Fernanda Love, mostraram que o amor pelo pavilhão é essencial, em uma apresentação primorosa. Representando o som da voz negra, a fantasia do casal era de uma riqueza sem fim. A atriz Isabel Fillardis veio no último carro, representando Joaquina Lapinha, tema do enredo. A atriz que deu a luz a seu terceiro filho, não conseguiu ficar longe do carnaval. "A babá ficou com o meu filho pra mim. Fui convidada para desfilar e não resisti", conta a atriz.


A escola encerrou o desfile com 55 minutos -- tempo limite, segundo a regra e deixa a Marquês de Sapucaí com um gostinho de quero mais no público e com gritos de "É campeã!".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário