sexta-feira, 7 de março de 2014

Mamógrafo Móvel do Governo do Estado do RJ em Belford Roxo

BELFORD ROXO - O Mamógrafo Móvel da Secretaria de Estado de Saúde está em Belford Roxo. A unidade chegou nesta sexta-feira (07 de março) à cidade, e está instalada ao lado do Hospital Municipal Jorge Julio Costa Santos o Joca, até 26 de março. O hospital fica na Av. Retiro da Imprensa, 1013, na Vila Medeiros.

Inaugurado em dezembro de 2013, o serviço já realizou até o momento 365 ultrassonografias e 1.260 mamografias desde então. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 15h. O aparelho tem capacidade de realizar, diariamente, cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias, além de 25 biópsias semanais. Os exames duram 20 minutos em média.
Serviço
O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde e também realiza biópsias mamárias ali mesmo caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa visa, principalmente, o diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, que registra cerca de 13 mil mortes por ano de biópsias mamárias.

O Mamógrafo Móvel foi instalado numa carreta especial que é composta por dois mamógrafos, um aparelho de ultrassonografia e sistema informatizado que permite a avaliação e a liberação do laudo na unidade.

Os agendamentos dos serviços de mamografia e ultrassonografia são feitos pela secretaria municipal de Saúde, que recebe o pedido médico do paciente, encaminha a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. O paciente que possui aparelho de celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, os laudos são entregues ao município de origem dos pacientes.

Divulgação
Fotos: Jonatan Reis
Fonte: Noticias de Belford 

Nenhum comentário:

Postar um comentário