sexta-feira, 7 de março de 2014

Moradores sofrem com o aumento da violência em Belford Roxo


BELFORD ROXO - Os relatos da insegurança sentida no dia a dia dos moradores de Belford Roxo aumentam na mesma proporção dos índices de criminalidade. De um ano para outro, dobrou o numero de homicídios dolosos, quando há a intenção de matar. Os roubos nas ruas subiram 99% e os assaltos a ônibus aumentaram 200%.

Na última quarta-feira (06/03) houve arrastões em Belford Roxo. Na Avenida Atlântica, no Xavantes, motoqueiros assaltaram motoristas e pedestres. 

Toque de recolher no Barro Vermelho

Segundo moradores do Barro Vermelho, os traficantes impõem toque de recolher e invadem casas para fugir da polícia. A população está com medo de sair nas ruas e mostrar o rosto para falar do que está testemunhando no bairro.

Os crimes não têm hora nem lugar para acontecer, diz um morador do bairro Interland.“Hoje, à luz do dia, nos pontos dos ônibus tem de ficar atento. Moto para e leva seu celular, leva seu dinheiro”, disse o morador.

Em algumas comunidades de Belford Roxo, ir para o trabalho ou para o colégio é sinal de perigo. “Nosso estudante, nossos trabalhadores que tinham seus horários pré-determinados para sair estão amedrontados. Ocorre muito assalto num horário muito cedo. Parece até que eles não dormem mais, parecem zumbis porque ficam esperando os moradores, os trabalhadores, os estudantes para fazer seus assaltos, seja de moto, de carro, a pé e até de bicicleta mesmo” relata o morador.

" Moro na comunidade São Leopoldo e os bandidos mandam e desmandam por aqui" disse moradora, que também não quis se identificar.
Os moradores do bairro Castelar enfrentam ameaças pessoais e toque de recolher praticamente todos os dias.

“Eles estão ameaçando realmente. As pessoas não podem sair para se divertir ou até mesmo ir para comer em algum lugar e eles falam que não pode a noite, que se não vão estuprar, e está acontecendo mesmo, entendeu? Eles têm granadas, têm armamento pesado”, relatou outro morador, que também não quis se identificar.
“Eles vêm para cá, eles assaltam. Há briga de facções. Há pouco efetivo no batalhão e na delegacia. Belford Roxo precisa ser olhado pelo estado socorro gente!" disse Débora Simão.
Os moradores criaram uma página na rede social para falar sobre a violência no bairro e pedir socorro. Eles dizem que está difícil até para a polícia subir o morro da Caixa D'água, localizado também em Belford Roxo. Há tiros todos os dias, eles reclamam da insegurança, dizem que os assaltos são diários.
Um morador fala que tem medo de bala perdida e que a filha não brinca mais no quintal. Um outro conta que está preso em casa há um mês. Um deles conclui: o Guacha está um caos.
“Está difícil. A gente não consegue mais exercer nosso direito de ir e vir em Belford Roxo” lamentou outro morador.
No começo do ano, foi divulgado para Belford Roxo uma companhia destacada da PM, com 60 policiais e o que parece é que isso foi por água baixo... segundo informações, os 60 policiais que estavam no 39ºBPM, aguardando ir para a futura companhia destacada no Gogó da Ema, voltaram para suas bases no Rio e não se encontram mais em Belford Roxo.

Via Jornal Belford Roxo
Foto: Ilustraçã

Nenhum comentário:

Postar um comentário