segunda-feira, 21 de abril de 2014

Moradores do Parque São Vicente sofrem para receber correspondências

Moradores da região precisam buscar as correspondências nas casas de parentes que vivem em outros bairros


BELFORD ROXO - No bairro São Vicente, em Belford Roxo, o Morro do Mutirão e seus cerca de 4.500 moradores parecem não existir, pelo menos para os Correios. Para ter acesso às correspondências, cada morador precisa buscá-las na central da empresa (a cerca de quatro quilômetros dali) ou em casas de parentes que moram em outros bairros. 


Aos 69 anos, a dona de casa Severina Maria da Silva vai todos os meses, pegar suas cartas na casa de um tio, no bairro Sargento Roncalli. Isso porque ele se mudou em novembro. Antes, a idosa ia até Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio.


- Cheguei no Mutirão em 1993. Fui uma das fundadoras, mas a única correspondência que recebo aqui é a da Light porque o marcador traz - lamenta a moradora da Rua Narciso 59.



A diarista Fátima Araújo da Silva, moradora do número 59 da Rua Crisântemo, nem sequer conseguiu ter a rede elétrica instalada. Tudo porque não pode comprovar seu endereço.
-Também não tenho uma linha telefônica por não ter endereço. Além disso, para marcar um exame pelo SUS, preciso pegar o comprovante de residência de conhecidos - conta.


A confusão acontece até com o CEP. O número 26170-190 cai na Rua Marília, no bairro Vila Pauline. O problema impediu a professora Márcia de Souza Pernambuco de incluir o primeiro segmento do Ensino Fundamental na escola que tem há oito anos. 
-Minha escola é legalizada do maternal à Educação Infantil, mas não consigo tirar a documentação para colocar até o 5º ano porque o CEP não bate com o endereço. Não tenho como tirar o CNPJ. Já pensei em tirar o colégio daqui, mas as pessoas precisam - diz a dona da escola, na Rua Primavera.

Prefeitura tem projeto para resolver o caso


- De acordo com os Correios, as correspondências são entregues na agência porque a prefeitura ainda não fez o abairramento da região (emplacamento das vias, ordenação da numeração e condições de acessibilidade, entre outros itens). Na mesma situação estão as ruas Crisântemo e Narciso, que não atendem a todos os requisitos estabelecidos pelo Ministério das Comunicações.


Por conta disso, a Secretaria de Habitação e Urbanismo de Belford Roxo informou que enviará uma equipe ao local para fazer um levantamento da situação das vias mencionadas. De acordo com a prefeitura, está sendo feito um amplo projeto de reordenamento dos endereços postais, que deve beneficiar toda a região. Já a Light destacou que as ruas Crisântemo, Primavera e Narciso têm rede elétrica e que os clientes recebem as contas regularmente.


Via Mais Baixada - Extra
Por Cíntia Cruz
Foto: Cleber Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário