terça-feira, 25 de novembro de 2014

Belford Roxo realiza abertura da Semana de Cultura e Consciência Negra


BELFORD ROXO - Na tarde desta segunda (24 de novembro), aconteceu a abertura oficial da I Semana Municipal de Cultura e Consciência Negra de Belford Roxo, no auditório da sede da OAB, em São Bernardo. Promovida pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a Semana de Consciência Negra segue até sábado, dia 29/11, com diversas ações voltadas para a discussão sobre o racismo e valorização do negro na sociedade. Na ocasião, houve a apresentação do Grupo de Capoeira Ubadac, liderado pelo Mestre Chacal. 

Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes os Secretários de Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Gomes, Assuntos Especiais, Raquel Dauttmam, e Trabalho e Renda, Jadir Elias. Além do Superintendente Estadual de Igualdade Racial, Rogério Gomes, a Coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Conceição d'Lissá, e o Presidente da Comissão Municipal de Igualdade Racial, Willian da Silva. 

O objetivo da Semana é conscientizar a população para a importância de valorização dos afrodescendentes e negros de forma igualitária, combatendo o racismo e promovendo um maior desenvolvimento da sociedade, além de respeitar as diferenças, costumes, crenças e cultura de cada indivíduo. 

Para o Secretário de Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Gomes, as atividades durante a Semana servem para chamar a atenção para temas como, racismo, intolerância religiosa, homofobia e o preconceito. “Esse momento é muito importante para o município, pois pela primeira vez está sendo discutido o tema “preconceito e racismo”. Vamos programar ações que vão fomentar políticas que assegurem a igualdade racial e a inclusão igualitária de todos dentro da sociedade civil. A nossa batalha é combater qualquer tipo preconceito”, afirmou. 

No dia 25, de 9h às 17h, na Casa da Cultura de Belford Roxo (Av. Bob Kennedy, s/n – Nova Piam), vão acontecer apresentações de dança, teatro, exposição de trabalhos – mesas de debates com personalidades estaduais e a participação de alunos e profissionais das unidades educacionais do município. No sábado, dia 29, das 9h às 0h, a I Semana Municipal de Cultura e Consciência Negra de Belford Roxo vai ser encerrada com atividades culturais e festivas na Praça de Heliópolis (Rua Caciporé, s/n - Heliópolis).


Via Imprensa PMBR
Fotos: Leonardo Hortêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário