quinta-feira, 25 de abril de 2013

TransBaixada e Metrô para Belford Roxo ficaram só na promessa

Dois grandes projetos para Belford Roxo continuam na promessa dos governantes, a expansão da linha 2 do metrô de Pavuna a Belford Roxo e a Transbaixada, via que ligará a Via Dutra em Belford Roxo a Av. Washington Luiz (Rio-Petrópolis) em Caxias.
                                                         METRÔ A BELFORD ROXO
- No programa eleitoral de Sergio Cabral quando candidato a governo do Rio de Janeiro em 2006, prometia o metrô de superfície a Belford Roxo que continuaria da Pavuna e chegaria ao centro de Belford Roxo e beneficiaria 400.000 habitantes.
Veja o programa eleitoral de Sergio Cabral abaixo:
Com o crescimento da região metropolitana do Rio de Janeiro, o ideal hoje é que a Linha 2 depois da Estação Carioca fosse até a Estação Praça XV integrar com as barcas. Na outra direção, depois da Estação Pavuna, a Linha 2 deveria passar pela Estação Vila Rosali, Estação Agostinho Porto, Estação Coelho da Rocha e Estação Belford Roxo.
Muitas estações estão planejadas, mas não há nem previsão para o início das obras.
De acordo com a revista malhaferroviaria a expansão, pelo leito da ferrovia de Pavuna até o Município de Belford Roxo
Será um Investimento de: US$ 90 Milhões
Com uma Captação Estimada: 157.000 novos clientes.
Isso sem contar com o desenvolvimento das cidades, crescimento residencial, comercial e maior captação financeira para os municípios.

TRANSBAIXADA
Planejada há quase dois anos para desafogar trânsito nas rodovias Washington Luiz e Dutra, além da Linha Vermelha e Avenida Brasil, obra nem começou a ser feita

Anunciada pelo governo do estado em 2010 para ser inaugurada em junho deste ano, as obras do TransBaixada nem foram iniciadas. O corredor viário com 27 km de extensão, ao longo do Rio Sarapuí, para interligar cinco municípios da Baixada, entre Nilópolis e Duque de Caxias, ainda está só na promessa.
Obra da via que passará perto do Rio Sarapuí não começou a ser feita pelo governo estadual

Cerca de duas mil famílias que habitam as margens do Rio Sarapuí terão seus imóveis desapropriados e serão direcionados ao programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. O atraso nas obras está deixando aflitos os moradores da região, que alegam falta de informação.

“Não temos informações. O pessoal do estado faz reunião com a gente, fala, fala e não diz nada. Ninguém sabe se vai mesmo sair”, reclamou Luiz Carlos Bartista, 59 anos, morador da Rua Champolion, em Jardim Gláucia

SETE PONTES E SEIS VIADUTOS
Avaliada em R$ 297 milhões, a obra não foi nem sequer licitada. O projeto prevê a construção de sete pontes, três viadutos, áreas de lazer e ciclovias, beneficiando três milhões de moradores, entre Mesquita e Nilópolis, a partir do viaduto inaugurado em março, passando ainda por Belford Roxo, São João de Meriti e Caxias. A construção da via expressa vai desafogar o trânsito da Via Dutra, Washington Luiz, Linha Vermelha e Avenida Brasil.
A obra trará progresso a cidade de Belford Roxo, vários bairros serão beneficiados, um morador do bairro São José levará 10 minutos para chegar ao centro de Belford Roxo.
Jardim Glaucia, Redentor e outros bairros terão um boom no crescimento residencial.
O comércio do centro será também beneficiado, moradores de diversos bairros não precisarão ir a outros municípios para fazerem compras.


Abaixo vídeo demonstrativo em 3d da via.



Um comentário:

  1. o povo da baixada principalmente de belford roxo sempre vao ser esquecido pelos governantes, a prioridade deles é só com a barra. BRT's, metro, drenagens e infraestrutura dos rios, entre outras obras... só lamentamos o descaso.

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