quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Belford Roxo tem aumento expressivo nos índices de criminalidade

Apesar de os índices de criminalidade terem aumentado na Baixada, a polícia foi mais atuante. Nos seis primeiros meses deste ano, mais criminosos foram capturados e mais menores foram detidos nos 1 3 municípios da região, onde vivem cerca de quatro milhões de habitantes. Também foram apreendidas mais armas e drogas, em relação ao mesmo período do ano passado.Como mostrou o jornal Extra, o número de homicídios cresceu 31% no período, com 882 assassinatos, ou seja, uma média de cinco por dia. Ao mesmo tempo, foram 17 prisões diárias no primeiro semestre deste ano. 

Recém-empossado como comandante do 3º Comando de Policiamento de Área, responsável pela Baixada, o coronel José Macêdo Júnior diz que a produtividade policial vem aumentando desde o comando anterior.- Se mantivermos este pico de prisões por dia, associado à distribuição mais eficaz de efetivo policial, não vai ter criminalidade que resista. Os índices vão começar a cair - diz o comandante .De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, das seis modalidades que medem a atividade policial, cinco tiveram aumento, com destaque para a apreensão de drogas, com uma média de quatro apreensões por dia. A única que diminuiu foi o cumprimento de mandados de prisão. Ainda assim, foram sete por dia.No cargo desde 13 de agosto, o coronel Macêdo anunciou alguns ajustes:

Em Belford Roxo e Nova Iguaçu, os batalhões estavam atuando com base na mancha criminal de um mês atrás, quando a base deve ser os dados da última semana

Em Belford Roxo foi verificado aumento de 71% nos casos de homicídios


Os batalhões de São João de Meriti e de Belford Roxo foram os que tiveram os aumentos mais significativos. No 21ºBPM (Meriti), o destaque foi o aumento do cumprimento de mandados de prisão, que mais que dobrou, assim como a apreensão de armas na região do 39º BPM (Belford Roxo). Nessa cidade, inclusive, foi verificado um aumento de 71% nos casos de homicídios.


Para o coronel reformado José Vicente, ex-secretário nacional de Segurança Pública, com 
a instalação das UPPs no Rio a criminalidade pode ter migrado para a Baixada Fluminense, principalmente para Belford Roxo.


3.922 é o total de prisões e apreensões de menores no semestre. Por dia, foram 21 casos

- Há informações de que bandidos do Jacarezinho e da Mangueira estão atuando na cidade, onde a maior facção criminosa do Rio sempre teve conexões  -diz Vicente, que também critica a alta rotatividade nos comandos dos batalhões da região. Já o pesquisador em segurança Paulo Storani acredita que a polícia da Baixada está mais atuante, apesar da ausência de uma estratégia de segurança adequada.


- Não existe uma política de segurança a médio e longo prazos, apenas o projeto das UPPs. Para mim, isso é insuficiente - destaca Storani

Via Jornal Extra
Por Bernardo Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário