sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Encontro nacional de capoeira começa hoje (13/09) em Belford Roxo


BELFORD ROXO - Durante três dias, Belford Roxo será a cidade oficial da capoeira e do berimbau. De hoje até domingo, 400 moradores de áreas carentes do município, entre adultos e crianças, vão participar do 129 Encontro Nacional de Capoeiristas, que será realizado no bairro Santa 
Amélia, distante cerca de três quilômetros do Centro. Todos são alunos do projeto Capoeira Cultura é Nossa, que já existe há 21 anos e é oferecido gratuitamente pela União Belforroxense de Apoio e Desenvolvimento da Arte e Cultura Brasileira (Ubadac).
A previsão é que o encontro conte com 1.500 praticantes do esporte, incluindo capoeiristas vindos de outros estados. A programação inclui ainda batismo de alunos iniciantes e a entrega de cordas para os esportistas que trocarem de categoria.
De acordo com Anderson Vaz, de 42 anos, mais conhecido como Mestre Chacal, já confirmaram presença no encontro professores, mestres e alunos de grupos do Rio de Janeiro e de estados como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
_ Nossos alunos terão oportunidade de jogar capoeira com outros mestres. É uma grande experiência. Só no ano passado, conseguimos fazer quatro campeões estaduais, nas categorias infantil e juvenil. Nossa briga é para não deixar a garotada ir para o tráfico. Já perdi a conta dos alunos que, com o esporte, deixaram de seguir uma vida errada. Aqui, é proibido o envolvimento em brigas, e ninguém tem vícios. Também acompanhamos a vida escolar de cada um dos nossos alunos _ disse Mestre Chacal, que também é diretor da federação de capoeira do Rio de Janeiro.


O PROJETO EM SANTA AMÉLIA

ONDE FUNCIONA
As aulas de capoeiras são oferecidas no bairro Santa Amélia; no Ciep 316, na Rua Mauá, em São Bernardo; e na Associação de Moradores do Jardim Redentor.

OUTROS BAIRROS
Também há aulas de capoeira nas com unidades do Gogó daEma e da Vila Pauline. 

PATROCÍNIO
O projeto é financiado pelo governo federal, por meio da Casa da Moeda do Brasil. do 
Ministério da Cultura e do Ministério da Fazenda

EMPRESAS
Dez empresas de Belford Roxo também apoiam o projeto Capoeira Cultura é Nossa. L

LANCHE
Pela manhã, os alunos recebem Ieite achocolatado, pão com queilo e ainda uma fruta . À tarde, o lanche oferecido é composto por biscoitos. um copo de guaraná natural e uma fruta.


Via Jornal Extra
Por Marcos Nunues




Nenhum comentário:

Postar um comentário