terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dívidas: Estudo da Prefeitura de Belford Roxo revela que 200.000 imóveis devem IPTU

                      85% dos imóveis cadastrados na cidade não estão com os impostos em dia



BELFORD ROXO - A cada cinco donos de imóveis: quatro têm dividas com a Prefeitura de Belford Roxo. O levantamento, feito pela Secretaria municipal de Fazenda no ano passado, constatou que, nos últimos cinco anos, dos 220 mil imóveis cadastrados, 185 mil (cerca de
85%) estão inscritos na dívida ativa do município. Numa corrida contra o tempo para que as dívidas não prescrevam, a Procuradoria Geral do Município moveu, em dezembro do ano passado, ações de execução fiscal contra 166.755 contribuintes devedores de impostos como IPTU, ISS e multas.

De acordo com o procurador-geral do município, Alexandre Bissoli, quem não quitar a dívida pode ter a conta bancária bloqueada e os bens penhorados. - Na cidade tem muita gente que constrói mais uma área e esquece de legalizar destaca Bissoli.

Ainda segundo o levantamento,a maior dívida de pessoa jurídica é de 7 milhões e, de pessoa física, em torno de 2 milhões. Os maiores índices de inadimplência foram registrados nos bairros Heliópolis, Piam, Nova Piam, Lote 15, São Vicente, Jardim Xavantes, Centro, Parque São José, Santa Amélia, Bairro das Graças, Bairro dos Ferreiras, Areia Branca, São Bernardo, Jardim Gláucia, Santa Maria e Nova Aurora.


A dívida ativa no município chega a 740 milhões. Bissoli acredita que o número de devedores possa ser um pouco menor, mas, o ideal, afirma, é que o morador com suspeita de estar em débito procure a procuradoria. 

Alguns devedores já estão regularizando sua situação na prefeitura, parcelamento é possível

Extrato de IPTU online
Os interessados em regularizar a situação junto ao município encontram algumas facilidades. Além da consulta de débito online, também é possível parcelar a dívida em até 60 vezes, no caso de pessoa física; e de 48 vezes, para pessoas jurídicas. Basta levar à Subprocuradoria da Dívida Ativa e Execução Fiscal, o número da inscrição municipal, presente nos carde IPTU.


Devendo o IPTU desde 2010, o comerciante Nirvan da Silva, de 37 anos, parcelou o valor em dez vezes: - Sabia que estava devendo, mas, por problemas de saúde, não pude pagar. Estava incomodado. Assim que melhorou a situação, quis regularizar. Com o parcelamento, Nirvan vai pagar, pelos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, uma parcela de 205 e nove de 134.

A subprocuradoria fica no segundo andar da prefeitura e funciona das às 17h30m. O site é o http://portalcontribuinte.giexonline.com.br/belfordroxo. Clique em emissão de extrato.

Fonte: Jornal Extra - Mais Baixada
Por Cintia

Nenhum comentário:

Postar um comentário